Buscando uma melhor eficiência energética e também uma maior competitividade no setor fotovoltaico, empresas que são referência em qualidade e tecnologia impulsionaram nos últimos anos a aplicação da tecnologia PERC na fabricação de seus módulos fotovoltaicos. Você já ouviu falar nessa tecnologia? Sabe qual a vantagem de se utilizar módulos com essa característica?
Vamos explicar de forma simples e rápida sobre essa tecnologia cada vez mais comentada, discutida e presente nos dias de hoje.
O que é a tecnologia PERC?
Na fabricação dos módulos fotovoltaicos, destacam-se os conhecidos modelos policristalinos e monocristalinos, ambos fabricados à base de Silício (Si). Dentre eles, os mais comumente encontrados no mercado nacional são os módulos de célula padrão, Half Cell (já comentado em outro artigo em nosso blog) e os módulos de característica PERC. Tais características são empregadas no ato da fabricação da célula em questão.
A palavra PERC é a sigla para Passivated Emitter Rear Cell (Emissor Passivado e Contato Traseiro). Essa tecnologia é resumidamente descrita como uma camada refletiva para maximizar a irradiação solar e ter uma menor perda de energia.
Qual a diferença de estruturação de uma célula padrão para uma célula PERC?
Em uma célula convencional padrão, a fabricação é baseada em uma estruturação vertical dos seguintes elementos: Busbar de prata, emissor, wafer (placa) de silício e uma base de alumínio.
Já a célula PERC, tem alguns elementos adicionais que visam um melhor aproveitamento da irradiação solar e consequentemente um melhor desempenho/rendimento no sistema. Ela é composta, além dos insumos de uma célula padrão, por elementos como óxido de alumínio (2 camadas que envolvem a placa de silício) e nitreto de silício.
Qual o funcionamento dessa célula em comparação a padrão?
Em uma célula convencional, uma parte considerável da irradiação é absorvida pela face posterior da célula fazendo com que essa potência/energia seja desperdiçada.
Fonte: Solar Power World, https://www.solarpowerworldonline.com/2016/07/what-is-perc-why-should-you-care/
Já em uma célula PERC, parte dessa irradiação que seria desperdiçada na célula padrão é recuperada e explorada graças a camada isolante de nitreto de silício, que se encontra entre a placa de silício e a base posterior de alumínio.
Além dessa propriedade elétrica, a passivação pela célula PERC também tem um efeito óptico que permite a reflexão da luz no fundo da célula, fazendo com que os raios passem várias vezes pela placa de silício.
Fonte: https://www.solarpowerworldonline.com/2016/07/what-is-perc-why-should-you-care/
É por conta dessas características que um módulo com a tecnologia PERC se destaca em relação a rendimento em comparação aos módulos convencionais. Eles normalmente possuem uma eficiência que ultrapassam 19%, contra uma média de 17% nos módulos padrão.
Conclusão
Se você busca uma solução para instalações onde o clima predominante é nebuloso, ou queira aproveitar mais a geração desde o início da manhã até o fim da tarde, módulos com células PERC é uma ótima escolha. Seu rendimento é maior em relação ao padrão além de ser uma ótima opção para instalações em locais com temperaturas elevadas, já que a sua operação gera menos calor do que os módulos convencionais.
Você conhecia todas essas características e propriedades dos módulos PERC? Conhecia suas vantagens? A Edeltec Solar oferece módulos Canadian e JA Solar com tecnologia PERC, e alguns modelos também apresentam a tecnologia Half Cell como os módulos de 390W da Canadian.
Fale com um dos nossos consultores. Estamos à disposição para ajudá-los.
Autor: Vinícius César de Campos – Eng. Eletricista.
Comentários Recentes