O que é o MPPT de um inversor solar? Qual a sua função? Qual a sua importância nas instalações fotovoltaicas?
Todos nós já ouvimos falar dos tais MPPTs de um inversor solar, mas você sabe qual a função deles na geração de um sistema? Sabe como podemos associá-los as instalações de nossos clientes? Vamos entender mais sobre ele e discutir alguns pontos bem importantes.
O MPPT (Maximum Power Point Tracking) é um sistema eletrônico lógico que captura o ponto máximo de potência de geração dos arranjos fotovoltaicos ligados a ele, conseguindo desta forma, obter um melhor aproveitamento da geração solar incidente em seus módulos.
Mas em quais casos os MPPTs devem ser considerados na hora de se escolher um inversor para o cliente? Quando e onde aplicar os inversores com diferentes quantidades de MPPTs?
A quantidade de MPPT pode ser relacionado diretamente às orientações do telhado do cliente onde será instalado o sistema fotovoltaico. Ou seja, se o telhado da residência/comércio tiver apenas 1 orientação, um inversor com apenas 1 MPPT é suficiente, mas se for 2 orientações distintas por exemplo, deve-se utilizar no mínimo um inversor com 2 MPPTs ou então aumentar a quantidade de inversores (1 inversor com 1 MPPT para cada orientação, neste caso).
Isso porque, como mencionado acima, o MPPT rastreia o ponto máximo de geração dos arranjos ligados a ele, mas se forem ligados em um único MPPT, arranjos (ou até mesmo painéis de um mesmo arranjo) com orientações distintas, ele não terá uma referência única de irradiação (pois nestes casos a irradiação pode chegar de forma direta, difusa ou refletida em um único arranjo), podendo causar uma queda significativa de geração comparado ao previsto/calculado. Lembrando que, em certos casos, esse erro de projeto e instalação pode até mesmo acusar falhas no inversor e parar a geração por completo.
Vale lembrar: A vistoria prévia do local, medição do telhado e definição das disposições dos painéis fotovoltaicos são essenciais antes de se definir o inversor para o cliente. Se atente a este ponto!
Em quais casos esse “problema com orientações” é mais recorrente?
Normalmente em sistemas de baixa e média potência. Atualmente, com a modernização de projetos da engenharia civil, é mais comum encontrar residências com vários telhados com orientações distintas, e também com edículas e demais telhados disponíveis para instalação de painéis. Neste caso é mais interessante optar por inversores com um maior número de MPPTs, buscando junto a um melhor desempenho e geração do sistema, um melhor custo benefício, pois trabalhar com múltiplos inversores aumenta consideravelmente o custo de aquisição.
Porém, também podemos encontrar estes casos em hotéis, granjas, aviários e comércios em geral, onde temos no mínimo duas orientações distintas e um único inversor de médio/grande porte não atenderia os requisitos para uma boa geração, já que muitos deles apresentam apenas 1 MPPT, sendo que foram projetados para trabalhar (muitas vezes) apenas para sistemas de instalação em solo, onde normalmente a orientação é única.
Qual a melhor maneira de se tratar casos como esses?
Foi pensando em casos como estes e em nossos parceiros, que a Edeltec buscou a melhor solução em tecnologia, eficiência e qualidade para tratarmos quaisquer dificuldades nas instalações atuais. Trabalhamos com inversores desde a linha monofásica 220V de pequeno porte, com inversores Canadian e Goodwe que possuem de 2 até 3MPPTs, até a linha trifásica 220V e também 380V de médio e grande porte, com 3 ou até mesmo 4 MPPTs com os nossos inversores SAJ e Goodwe.
Todos os inversores que trabalhamos são de nível mundial e referência em qualidade, desempenho e eficiência, trazendo para os integradores e clientes mais segurança, confiabilidade e satisfação em se obter um sistema fotovoltaico junto a nós.
Faça parte dessa família. Vamos crescer juntos. Seja Edeltec Solar!
Comentários Recentes