A boca miúda se dizia que 2020 seria o ano da energia solar no Brasil, essa expectativa norteou a passagem do ano e quase emplacou o primeiro trimestre. Porém no dia 26 de fevereiro é divulgado o primeiro caso confirmado da doença. Em 13 de março as medidas de isolamento ganham força em todo território, as previsões começam a serem revistas uma vez que todos tomam de fato o conhecimento da situação alarmante a nível mundial.
Tudo nos indicava uma brusca pisada no freio, o que de fato se verificou nas primeiras semanas onde vimos o faturamento cair, pedidos sendo cancelados e cotações adiadas. Sendo assim, as perspectivas foram desaceleradas por conta da pandemia, ainda assim o primeiro semestre termina com as importações em alta de 93% em relação ao mesmo período do ano passado.
O terceiro trimestre em curso já apresenta melhora significativa em todos os processos o que nos aponta o reaquecimento do mercado aos patamares do inicio do ano.
Uma pesquisa recente divulgada pela Grenner aponta um aumento nas importações de inversores de 10 a 50 kW o que reflete um aumento de procura dos consumidores de pequeno porte, ainda a mesma pesquisa demonstra uma mudança no perfil do cliente final, que em 2017 era de predominância acima dos 60 anos e em 2019 e nesse ano a faixa etária caiu para 50 anos. Esses são dados significativos de impulsionamento nas ações de marketing dos integradores, revendedores e distribuidores. Como em todo mercado mundial, estamos nos reinventando e apreendendo cada vez mais a fazer uma leitura correta do movimento do setor, uma vez que ignorar o rumo dos ventos pode deixar qualquer embarcação à deriva.
Recentes medidas governamentais veem tentado manter em alta o mercado de GD que tem conseguido reduzir a demanda do desemprego com a criação cada vez maior de postos de trabalho e na geração de renda.
A Edeltec trabalha todos os dias na busca por melhores produtos com preços mais atrativos a fim de viabilizar que o maior número de brasileiros tenha acesso aos produtos fotovoltaicos.
Fale com nossa equipe, estamos esperando seu contato.
Onde chegar o sol, a Edeltec chegará.
Reinaldo Rodrigues
CEO – EDELTEC
Comentários Recentes