Renovável, não poluente e disponível em todo o planeta, a energia solar tem sido tema de destaque nas discussões sobre sustentabilidade, economia e futuro energético nos últimos anos. O mercado de energia solar fotovoltaica tem se popularizado a passos largos no Brasil e no mundo. Os benefícios são inúmeros, tanto para o consumidor quanto para o meio ambiente.
Com a conta de energia cada vez mais alta, um dos principais atrativos que tem convencido empresários e pessoas físicas para a implantação de um sistema de energia solar é, sem dúvida, o retorno econômico. A energia solar é extremamente vantajosa, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre seu funcionamento e seus benefícios. Por isso, desvendamos para você oito mitos sobre esse tipo de geração de energia.
1- Não gera energia em dias frios e nublados
Esse é um dos mitos mais disseminados sobre essa tecnologia. Os sistemas de geração solar fotovoltaicanão utilizam a temperatura do sol para gerar energia, mas sim a incidência de luz solar. Portanto, em dias nublados, chuvosos ou mesmo no inverno quando os dias são mais curtos e com luzes menos intensas, o sistema ainda irá gerar energia.
2- Requer muita manutenção
Sistemas bem projetados e instalados poderão demandar, de tempos em tempos, revisão para o acompanhamento das condições de cabeamento e segurança dos equipamentos. Mas o foco da manutenção mesmo é em relação à limpeza dos módulos, pois é o que garante uma boa performance. Em regiões menos secas a própria chuva se encarrega da limpeza, já em regiões industriais, com muita poeira ou litorâneas (com maresia) água e sabão são suficientes.
3- É frágil e quebra fácil
Painéis solares foram projetados para serem instalados no lado de fora das construções, ou seja, eles foram desenvolvidos já prevendo impactos e situações climáticas diversas, incluindo fortes tempestades e chuvas de granizo.
4- Investimento alto e demora para o retorno
O custo inicial de instalação de um sistema fotovoltaico pode ser considerado relativamente alto dependo do consumo de energia de sua residência ou empresa. No entanto, os equipamentos já estão bem mais acessíveis do que nos últimos anos, devido à incentivos fiscais que o governo brasileiro adotou para estimular a adoção desta tecnologia. O tempo de retorno do investimento está ficando cada vez menor, inclusive, pelos sucessivos reajustes na tarifa de energia, que têm pesado no bolso dos consumidores, especialmente os de grande porte.
5- Acaba com a conta de luz
Apesar da incrível redução no valor da conta de energia ainda será necessário pagar a tarifa mínima da concessionária de energia elétrica, relativa ao custo de disponibilidade do serviço. A maioria dos sistemas fotovoltaicos em áreas urbanas no Brasil é On-Grid, ou seja, conectado à rede elétrica, o que garante que pela Resolução 482/2012 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o consumidor que tiver produzido um excedente de energia fotovoltaica pode vende-lo à distribuidora e gerar créditos na própria conta de luz.
6- Apenas o painel solar gera energia fotovoltaica em casa
O painel solar é parte essencial do processo pois é ele que gera a energia. Mas para transformá-la em eletricidade utilizável é preciso um inversor de frequência, cabos para transmissão de energia, baterias (em caso de Sistemas Off-Grid) e também a estrutura de fixação dos módulos.
7- Não pode ser retirado
É possível retirar os módulos e toda a estrutura do sistema de energia fotovoltaica com muita facilidade, desde que seja feito por profissionais. Se você mudar de casa ou o endereço de sua empresa, basta removê-lo e levá-lo consigo. Se certifique de fazer uma avaliação do novo local para uma possível necessidade de adaptação.
8- É possível fabricar e instalar um sistema caseiro
É possível encontrar na internet vídeos e tutoriais que ensinam a fabricar placas de energia solar em residências, mas não será possível aproveitá-las da mesma maneira que um painel comercial. No Brasil, para poder ser conectado à rede da distribuidora e participar do sistema de créditos energéticos, o sistema deve conter somente equipamentos com número de registro e selo de qualidade do INMETRO.
Versátil, a energia solar é adaptável para a demanda do consumidor. Cada projeto é pensado levando em consideração aspectos como espaço reservado para a instalação das placas que recebam melhor incidência de sol, geralmente ocorre no telhado do imóvel, orçamento inicial e consumo da unidade.
Marketing Verde para as empresas
A utilização de energia renovável e limpa oferece ainda um ganho representativo para a imagem das empresas, com selos e certificações que reforçam a preocupação ambiental. Conhecido como Marketing Verde esta estratégia aproxima consumidores alinhados com práticas sustentáveis, despertando a simpatia e incentivando o consumo.
Ficou interessado em saber mais sobre esse assunto? Quer instalar um sistema de energia fotovoltaica na sua casa, na sua empresa? Entre em contato com a Edeltec.
Comentários Recentes